2019: Outra excelente colheita de champanhe

Champagne experimentou os efeitos do aquecimento global, com um aumento na temperatura média de 1,1o célsius nos últimos 30 anos. Até agora, isso provou ser uma vantagem para os vinhos na Champagne, e o ano vitícola 2019 não é exceção. Os períodos de geada na primavera destruíram uma proporção de gemas, mas o principal fator foi a onda de calor, especialmente em junho e julho, que causou queimaduras em mais de 10% da colheita potencial. Este foi o ano em que Champagne experimentou as temperaturas mais altas já registradas, com 42,9 ° célsius em 25 de julho.
Com condições quentes e ensolaradas em agosto e setembro, combinadas com noites frias no período que antecede a colheita, a videira exibiu uma dinâmica de amadurecimento excepcional, produzindo mostos com um bom equilíbrio de acidez e açúcar, além de uma concentração aromática que promete uma excelente colheita de futuras “cuvees”.
A rede que monitora a maturação ajudou os vinicultores a cronometrar sua colheita, de modo que eles só colhiam uvas no pico da maturação.
Apesar das consideráveis ​​variações de setor para setor, os volumes devem exceder 10.000 kg / ha, em média, o que é próximo ao rendimento econômico necessário para satisfazer a demanda do mercado.
A colheita excepcional de 2018, em qualquer caso, reabasteceu a “reserva de champanhe” (que serve como seguro se as condições climáticas produzirem um eventual déficit na colheita). Portanto, os viticultores e as casas ficaram relaxados com o resultado da colheita 2019.
Desde os anos 2000, Champagne segue uma política de desenvolvimento sustentável e reduziu amplamente seu impacto ambiental nesse período. Dois objetivos principais foram estabelecidos: zero herbicidas até 2025 e todas as áreas de produção certificadas ambientalmente até 2030. Enquanto isso, os vinicultores e as casas estão se preparando para o futuro com uma “caixa de ferramentas” que os ajuda a adaptar a viticultura ao aquecimento global .
Epernay, 25 de setembro de 2019.
Fonte: The Comité Champagne – https://www.champagne.fr/