Vinícola Araucária

O Paraná, para quem não sabe, é o 4o maior produtor de uvas do Brasil ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. De alguns anos pra cá os vinhos finos paranaenses começaram a chamar a atenção dos enófilos no cenário nacional.
Um exemplo é a Vinícola Araucária, situada na região metropolitana de Curitiba em São José dos Pinhais, que traz uma proposta bem interessante de unir o vinho com a gastronomia e o Enoturismo.
Recentemente tive a oportunidade de visitar essa linda vinícola e logo na entrada damos de cara com os vinhedos em linha através do formato do tipo espaldeira. A propriedade acomoda uma estância com trilhas ecológicas, cachoeiras, lagos, jardins e um lindo mirante com vista panorâmica da região. Conta também com um restaurante com capacidade para acomodar mais de 120 pessoas que abre de sexta à domingo para o almoço.
E quanto aos vinhos??? O que podemos dizer? São muito interessantes e, alguns, premiados merecem destaque.
A Vinícola conta com uma loja com todos os rótulos disponíveis para compra além da oportunidade de participar de visitas guiadas e degustações à partir de 25 reais que incluem 4 vinhos.
Os meus destaques vão para a linha de espumantes, feitos pelo método champenoise, que homenageiam o artista plástico paranaense Poti Lazzaroto.
Os vinhos da linha Angustifólia (nome científico da Árvore Araucária, símbolo do estado) também merecem destaque, com seus três rótulos: Chardonnay, Merlot e Cabernet Sauvignon. O Cabernet Sauvignon da safra de 2012 inclusive foi eleito o melhor vinho tinto do Brasil na Grande Prova de Vinhos de 2017.
A Vinícola Araucária abre diariamente para visitação e compras das 9h às 16h.
Se você ainda não conhece essa vinícola, fica aqui a minha dica, vale muito à pena!!!
Enoabraços,
Eduardo Vianna